sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Coração Quebrantado?


Maira Bonini


"Retornem com o coração rasgado"
Ouvi certa vez esta frase: “Que o meu coração se quebrante com aquilo que quebranta o coração de Deus”, e pensei no significado de ter um coração quebrantado.
Depois de ler em texto em Jeremias 5 então pensei: “é exatamente o contrário do tipo de coração que Deus descreve possuir Israel e Judá”. Neste mesmo livro temos escrito que essas nações se “prostituíram” buscando outros deuses (Jr 3.6-10) e também que apesar do sofrimento por tal infidelidade e da declaração de Deus de que ansiava por sua volta e as aceitaria novamente, elas não se arrependeram, continuaram a praticar o mal, tendo plena consciência do que faziam. Esse tipo de atitude caracteriza um coração obstinado e rebelde, duro (Jr 5.3). A recusa em se arrepender e mudar de direção, a rebeldia e o satisfazer seus próprios desejos, tudo isso é resultado de um coração que não está alinhado com o de Deus. Não busca as mesmas coisas que Deus e não se comove com as mesmas coisas que comovem o coração do Senhor. O que ganhará quem age assim? Penso que o mesmo que ganharam Israel e Judá: castigo pela infidelidade, talvez não a destruição dos suprimentos, mas de relacionamentos a sua volta, o afastamento das bênçãos do Senhor (Jr 5.25) e o que penso ser pior: causar tristeza a Deus por vê-las desse modo, como testemunhas para sua vergonha enquanto poderiam ser úteis nas mãos dele como testemunhas para a sua glória.
O livro de Joel nos traz uma idéia do que seria ter um coração quebrantado. No capítulo 2 (Joel 2) Deus chama o povo ao arrependimento, pede para que se arrependam e retornem com o coração “rasgado” (Joel 2.13). No Antigo Testamento era costume rasgar as vestes como sinal de lamento, aqui Deus pede mais... Ele não quer que rasguemos nossas vestes, mas quer que rasguemos nossos corações, o centro de todo nosso ser, o que ele pede vai muito mais além. Ele quer um coração humilde, inteiramente fiel e dedicado a ele, de modo que não aja espaço para pensar em nós mesmos, em nosso conforto e desejos, um coração esvaziado de todo seu egoísmo e disposto a ser cheio com o querer de Deus! Um coração humilde para reconhecer que errou e que precisa mudar de direção.
Envergonho-me ao pensar em meu coração, e no quanto estou longe de ser como Deus gostaria que eu fosse. Mas também me alegro ao ver tamanho amor: apesar de tudo Deus não desiste de mim e declara ser “misericordioso, compassivo, paciente e cheio de amor”.
Avalie seu coração. Você pode dizer que tem um coração alinhado ao de Deus?
Devemos rasgar nossos corações diariamente e colocá-los diante de Deus, para que ele os molde de acordo com sua boa, perfeita e agradável vontade e de modo que traga glória ao seu nome.

2 comentários: