sexta-feira, 25 de maio de 2012
O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE POR NÓS E CONOSCO
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8.26-27).
Essa pequena porção da Escritura tem me trazido muita dor de cabeça! Ela expressa verdades eternas, das quais suspeito que nos afastamos. Por outro lado, tem sido grande consolo: é por graça. Já sabemos que Jesus Cristo é o fundamento e modelo de nossas intercessões (João 17; Romanos 8.34; 1João 2.1-2).
O Espírito é motivo de oração na vida da igreja (Lucas 11.9-13). Ele é promessa de nosso Senhor (Lucas 24.49; Atos 1.8; João 14.16-27; 15.26-27; 16.7-15; 20.19-23). E como disse o teólogo Jürgen Moltmann: “O clamor pela ajuda do Espírito já é ele próprio um clamor do Espírito”. Ou seja, sempre que oramos pedindo o Espírito Santo, é o Espírito que ora conosco.
O Espírito Santo ora em nosso favor e através de nós. Isto é possível porque por meio dele temos o testemunho de filhos e filhas de Deus (Romanos 8.15-16). Nós e a criação gememos esperando a restauração de Deus (Romanos 8.18-25), e também o Espírito Santo. Quando se trata de oração somos ainda como crianças aprendendo a falar. Além disso, não temos a compreensão de todas as coisas. Nossas orações são com base naquilo que vemos e sentimos, dependentes de nossa compreensão. Por isso, necessitamos do Espírito Santo. E quando Ele ora por nós e conosco, não nos é possível descrever ou compreender sua linguagem, não temos como expressá-la em palavras humanas, "são gemidos inexprimíveis". O Espírito intercede por nós; Ele intercede conosco.
Ainda que outro ser humano ore conosco e por nós, e devemos fazer orações uns pelos outros, é o Espírito Santo o grande intercessor. Portanto, que fique evidente que a resposta à oração não depende das características ou qualidades de quem ora. É o Espírito Santo, cuja mente o Senhor Deus conhece; no mistério eterno e amoroso da Trindade o Espírito intercede pelos santos e santas e segundo a vontade de Deus.
A eficácia da intercessão depende do Espírito, e não de nós. Isto significa que ninguém precisa fazer sacrifícios para que nossas orações sejam ouvidas; não é necessário subir ao monte para que nossas orações sejam eficazes, nem levá-las a Jerusalém. A resposta à oração é sempre obra da graça e do amor incondicional de Deus. Não há nenhum mérito nosso nisto! Deus responde e atende ao pedido como um pai ao filho: sabe bem do que temos necessidade antes mesmo de pedirmos.
Rev. Ivan Carlos Costa Martins
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário