sexta-feira, 13 de abril de 2012
Deus pode ter ciúmes? Ele se arrepende?
Deus pode ter ciúmes? Ele se arrepende?
Existem algumas expressões na Bíblia, que nós simples seres mortais trazemos para o nosso mundo limitado, isto se chama antropomorfismo, como explicar um Deus que se arrepende (Gn6. 6), a tradução c...orreta seria entristecer, alguns versões da Bíblia já trazem esta expressão de maneira correta.
No site Got Questions ele explica esta questão para nós:
“As Escrituras que aparentam ensinar que Deus se “arrependeu” são tentativas humanas de explicar as ações de Deus. Deus ia fazer algo, mas ao invés, fez outra coisa. Para nós, isso pode parecer uma mudança. Entretanto, para Deus, o qual é onisciente e soberano, não é uma mudança. Deus sempre soube de antemão o que iria fazer. Deus também sabia o que precisava fazer para que a humanidade agisse do jeito que Ele queria. Deus ameaçou Nínive com destruição, sabendo que isso traria arrependimento a esse povo. Deus ameaçou Israel com destruição, sabendo que Moisés iria interceder. Deus não lamenta as Suas decisões, mas é entristecido por como a humanidade reage a elas. Deus não se arrepende, mas ao invés, age consistentemente com Sua palavra em resposta a nossas ações”
Outra situação é Deus ter ciúmes, Ele pode ter ciúmes? Aqui esta outra visão antropomórfica, vejo que a discussão é boa, mas nosso português é um pouco pobre na sua tradução literal do grego, este texto de Tiago 4.5 em comparação com o texto de coríntios e gálatas esta totalmente em contradição com a pedagogia das obras da carne, a tradução mais correta do texto seria “É com "zelo" ou” paixão" que Deus ama o espírito que ele pôs em nós". O erro já vem de nossa tradução pobre, infelizmente o nosso querido João Ferreira não foi feliz nesta tradução. Quando lermos a Bíblia devemos ter este cuidado com algumas expressões divinas que acabamos humanizando, da mesma maneira quando formos cantar algumas músicas, devemos sempre tirar possíveis duvidas que fiquem no ar, a uma licença poética, mas tenho que ter cuidado com esta licença em relação à palavra.
Rev. Samuel Luiz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente Pastor, quando escutei pela 1° vez está música confesso que fiquei me perguntado se essa palavra era certa mesmo para ser empregada, e fiquei tentado justificar para poder aceita-lá, ciúmes pelo que entendo é um cuidado, que pode ser bom ou ruim! Neste caso seria "bom" pois o nosso bom PAI não se cansa de cuidar de nós e com seu grande amor sempre nos constrange. Mas concordo com você sobre como há palavras que por vezes não são colocadas corretamente e que devemos ficar atentos. Mas de uma coisa devemos concordar, essa música tem trazido cura para muitas vidas inclusive a "minha". Abraço Pastor, louvo ao Senhor Jesus pela sua vida e familia pois vc tem sido um canal de bençãos na minha vida e tb na de Jonathas...podemos dizer que estamos no lugar certo no momento certo para sermos cuidados por Deus e por vc. Nós amamos muiiiito vc e sua familia.
ResponderExcluir