quarta-feira, 30 de março de 2011

José Alencar era evangélico, recentemente convertido


José Alencar era evangélico, recentemente convertido

Morreu José Alencar, ex vice presidente do Brasil durante os oito anos de governo Lula e um dos mais carismáticos políticos da nação, ganhando notoriedade por sua luta por juros mais baixos para a população.

Se hoje ainda há muitas dúvidas sobre qual era religião de José Alencar, as mesmas não parecem mais adiantar muito. O que é fato é a mudança de comportamento do ex vice presidente nos últimos dois anos e meio quando deixou de comparecer as missas da Igreja Católica perto de sua casa e começou a ser frequentemente visto em cultos de algumas igrejas evangélicas, principalmente na Igreja Universal do Reino de Deus onde subiu ao púlpito algumas vezes nesse período.

Em uma de suas mais famosas palestras na Igreja Universal, ganhando a mídia a exatamente um ano, o político subiu ao púlpito para dar seu testemunho para outros empresários. Contou sobre seus problemas e seu câncer que, embora a anos estivesse lhe atormentando, milagrosamente estava começado a regredir após então 12 anos de luta. O tempo da mudança coincidiu exatamente com o período que começou a frequentar a Igreja Universal, mas com suas frequentes internações não conseguiu ter uma frequência de visitas e estabilidade na religião evangélica.

Segundo o Senador Aécio Neves, mineiro como José Alencar, “Deus estava esperando pelo ex vice presidente”. Seu amigo Marcelo Crivella, Bispo licenciado da IURD, falou em carta aberta sobre a trajetória e conversão de José: “Sendo tão rico, de tudo se despoja, para buscar na fé em Deus a salvação da sua alma em Cristo”. Em seu twitter o Pastor Ricardo Gondim filosofou sobre a morte do político: “Passamos, somos uma leve poeira que o vento levanta. Eternizemos os instantes vividos com beleza, doçura e solidariedade”.

José Alencar morreu nesta terça, dia 29 de Março de 2011, aos 79 anos devido ao câncer e falência multipla dos órgãos. Sua luta contra os tumores começou 1997 e durante quase 14 anos teve 17 cirurgias, perdeu um rim, 2/3 do estômago e parte dos intestinos delgado e grosso, mas continuou vivo, lutando e com fé.

Fonte: Gospel+

Caetano Veloso, revela: “Tenho Filhos Evangélicos”


O músico Caetano Veloso abriu as portas do seu apartamento no Leblon, no Rio, para a revista Serafina, e conversou sobre família, carreira e política. Entre outras coisas, contou que seus dois filhos mais novos são evangélicos frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.
Os meninos, Tom e Zeca, são filhos dele com Paula Lavigne, sua última mulher e atual empresária. “Minha geração teve que romper com a religiosidade imposta, a deles teve que recuperar a religiosidade perdida”, disse o cantor sobre o assunto.
A respeito do crescente poder dos evangélicos no Congresso e na mídia, relativiza: “A Record não tem mais rabo preso com o bispo do que a Globo tem com o cardeal.

sábado, 26 de março de 2011

Os Segredos de um Casamento Feliz

Os casamentos nem sempre são duradouros. Uma pergunta sempre fica: Qual o segredo para manter um casamento? O que faz um casamento feliz? Uma sondagem feita com 4000 casais do Reino Unido revelou algumas coisas curiosas sobre os segredos de um casamento feliz.
A afeição é um dos pontos centrais para um casamento feliz, com uma média de quatro demonstrações de afeto por dia (“chamego”). Muitos casais depois que se casam acabam deixando os afagos de lado. Isso é péssimo para o relacionamento. A familiaridade adquirida entre o casal com o passar do tempo pode propiciar esse tipo de atitude. Só que não se pode deixar que isso tome conta do relacionamento. Fazer carinho um no outro é bom, importante e faz bem para o casamento! A pesquisa evidenciou também que os gestos românticos são considerados essenciais para a manutenção de um casamento feliz. De acordo com os casais pesquisados, os gestos precisam acontecer em um período mínimo de três vezes por mês. As mulheres esperam cultivar o romantismo, mesmo depois do casamento.
Outro ponto crucial na pesquisa é que os casais  que se consideram mais felizes não apenas passam o tempo juntos, mas gastam o tempo juntos com qualidade. Trata-se muito mais que estar unido e passar o tempo, mas é realizar “coisas” que os dois gostam, sair da rotina e revitalizar o relacionamento. Por exemplo, passeios românticos, ir ao cinema juntos, ir a barzinhos juntos, dentre outras coisas. Se estiverem em casa, é fundamental ter noites românticas juntos – realizando um jantar à luz de velas, ter uma boa conversa ou até mesmo assistir TV juntos com “coisas” que agradam os dois.
Relacionamentos
O segredo da união está em pequenos gestos. Pensou que era algo muito complicado? Não é não! Isso demonstra, na verdade, que o casal precisa é dar atenção, dedicar-se e cuidar do outro. Pequenos gestos como dar presentes deve ocorrer no mínimo duas vezes ao mês, como revelou a pesquisa. Não pense que tem que ser presentes caros! Presentes como flores, chocolates, poemas, pedaço de uma música que o outro gosta escrita em um papel, entre outros pequenos gestos. Você pode até inovar e preparar um Dia dos Namorados Econômico, mesmo se não for essa data comemorativa. Todo dia é dia de comemorar. Além disso, outras atitudes como ajudar em algumas tarefas de limpeza da casa, levar café na cama, realizar um jantar, se mostram significativas para um casamento feliz.
Você está pensando que o segredo é ficar sempre junto? Errado! A pesquisa também revelou que um casamento feliz permite que cada um saia sozinho para desfrutar de diversão com amigos pelo menos uma vez por mês! Cada um precisa respeitar a privacidade do outro e realizar “coisas sozinhos”, como sair com amigos, por exemplo. Só que isso não significa que se deve abusar dessa privacidade! Isso não pode ser sempre e não pode deixar programas do casal de lado!
O segredo definitivamente é não deixar o casamento cair na rotina e ser sempre romântico! Porque só amor, não é suficiente para manter um casamento. É preciso demonstrar que ama para o outro, dedicar-se e cuidar do outro. Não é tão difícil ter um casamento feliz!
Dados dessa Pesquisa:
Daily Mail




O casamento, como instituição, vem enfrentando constantes crises e ameaças. Tanto, que sociólogos e psiquiatras liberais norte-americanos têm sugerido a abolição do casamento. A razão, segundo esses profissionais, estaria no aumento dos problemas conjugais e a dificuldade no tratamento dos mesmos, fato esse comprovado pelo alarmante índice de divórcios e separações ocorridos nas últimas décadas.
Na verdade, também no Brasil, o panorama é muito semelhante sendo impossível discordarmos desta realidade, pois é provável que todos tenham conhecimento de um ou mais casos de casamentos desfeitos de forma oficial ou não. 
Os problemas conjugais existem e muitos deles são difíceis, complexos e, realmente, podem levar o casal a tamanha crise de desespero que vêem no divórcio ou separação, a única saída para o seu frustrado sonho de amor. Mas, porventura seria o divórcio a solução para os problemas que aparecem se desenvolvem e se multiplicam entre as pessoas que se relacionam em nome do amor?
Por outro lado, existe um contingente muito grande de casais que estão enfrentando problemas os mais diversos em seu relacionamento, mas que, sinceramente desejam um fim para o clima de tensão em que vivem. E, entre esses há os que, não só desejam como também estão se esforçando em busca de uma solução realmente eficaz para os problemas que, à semelhança da maré, vão e vêm, mantendo-se alojados em seu casamento. É claro que esta insegurança não é benéfica.
Seria possível então, a existência de uma solução realmente eficaz para os problemas conjugais? Sem dúvida! Existe sim, uma solução tanto para os que a desejam como para o que já estão trabalhando por ela e, mais ainda, até mesmo para o que não conseguem divisar outra saída além da separação ou divórcio.
É somente uma questão de experimentar para provar e comprovar. A não ser, é claro, que se deseje uma outra experiência: a da frustração, amargura, tristeza e sofrimento, experiência essa já comprovada por milhares de casais que optaram pelo caminho aparentemente fácil do divórcio. Mas qual seria então a solução? Seria ela realmente eficaz? 
O segredo, quer aceitemos ou não, encontra-se em nosso relacionamento com Deus, a Fonte de todo verdadeiro amor. A propósito, citamos a seguir o Dr. Henry Brandt e Homer Dowdy, autores do livro “Edificando um Lar Cristão”, páginas 10 e 11.
“Todos nós estamos envolvidos em grande número de relacionamentos. Alguns nos ligam a companheiros de trabalho, outros a vizinhos em empreendimentos na comunidade, e ainda, a outros crentes no desenvolvimento do trabalho da igreja local. Cada relacionamento tem suas características próprias, suas próprias limitações. O casamento é o mais sagrado e íntimo de todos os relacionamentos.
“É o amor que produz a singularidade do casamento. E o amor nunca meteu ninguém em apuros. Os relacionamentos, freqüentemente sim. O relacionamento que liga você a seu cônjuge é exclusivamente de vocês.
“O relacionamento do matrimônio, entretanto, não é fiador da felicidade. O marido e mulher podem viver sob o mesmo teto, gastar o dinheiro em comum, dormir no mesmo quarto, comer juntos, ter filhos de uma experiência física que partilham juntos. Mas, sem se revestirem do amor de Deus, as intimidades dos relacionamentos do casamento podem conduzir a uma separação do casal.
“Render-se ao amor de Deus é produzir um perfeito amor para com os outros, incluindo o cônjuge. Inversamente, relacionamentos defeituosos são o resultado de um relacionamento imperfeito com Deus. Um casamento baseado num sincero amor a Deus somente pode ser perturbado quando alguma coisa se interpõe entre um dos dois indivíduos e Deus”. 
Portanto, o segredo para um matrimônio feliz e estável, é manter um bom e constante relacionamento com Deus, a Fonte do verdadeiro amor. Esse relacionamento com Deus pressupõe estudo das Escrituras Sagradas, um estudo sincero, sistemático e constante. Vale também os hábitos da oração particular, conjugal e familiar.
A partir desse sincero relacionamento com seu Deus, o casal certamente começará a experimentar o amor que irá tornar o relacionamento conjugal numa gratificante e maravilhosa experiência de crescimento humano. Experimente e comprove. Como certamente irá gostar, não fique com essa alegria só para você. Partilhe com parentes, amigos e conhecidos contribuindo assim para fazer felizes aqueles por quem você também tem amor. Aceite, pois, nossos votos de sucesso e felicidade conjugal.

Liderança pastoral e família saudável: Será possível?

“É possível conciliar o trabalho pastoral com o bem estar da família?”
"... Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” (Josué 24.15)
Numa sala de aula, um grupo líderes foi surpreendido com uma pergunta do professor. “Vocês estão dispostos a darem a vida pela igreja de Cristo?”, indagou o mestre, silenciando por alguns minutos, dando tempo para que processássemos a pergunta e respondêssemos com sabedoria. Alguns alunos quebraram o silêncio, e responderam que “sim”, apresentando, cada um, as suas justificativas. Confesso que fui levado a dar a mesma resposta. Afinal, soa bem esta idéia de estarmos trabalhando arduamente por uma causa e por isso, todo sacrifício é valido para salvarmos as pessoas. Parece que o reconhecimento da igreja é maior para esse tipo de desprendimento, de lideres que desenvolvem um estilo pastoral mais “sacrificial”.
Retomando a Palavra, o professor contrariou as justificativas de seus alunos com duas colocações: primeiro, não foi isso que Jesus pediu aos seus pastores; segundo, é um sério erro de visão do ministério pastoral, que tem conduzido muitos lideres a desenvolverem o que chamou de “Síndrome de Messias” (a atitude de muitos líderes que se apresentam para o “sacrifício”, trabalhando incansavelmente, dias, noites e madrugadas, justificado pelo serviço ao Reino de Deus e bem estar do seu rebanho). Alguns pastores estão, literalmente, morrendo pela igreja de Cristo, ou, em outra versão, estão matando seus ministérios. O professor ainda fez uma ultima afirmativa: “Somente um pode entregar a sua vida pela igreja e morrer por ela: Jesus. Ele já fez isso uma única vez e não pediu a ninguém mais para fazê-lo novamente”.
O excesso de trabalho, a falta de cuidado com a saúde física e a ausência do lar, tem sido confundido com a urgência do cuidado diligente da igreja. Os pastores acabam vendo isso como condição normal do ministério, recebendo homenagens ao final da jornada, com destaques para seus “esforços além da conta ou sacrifícios sem medida”. As conseqüências precisam ser avaliadas à luz de um histórico mais detalhado da vida do líder. Qual foi verdadeiramente o custo para o exercício do seu ministério? Comece perguntando às esposas e aos filhos, que são as pessoas mais autorizadas a falar sobre o assunto.
“Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?” (1Tm 3.4,5)
A triste realidade é que esta entrega inconseqüente, aceita pelos lideres da igreja como processo natural da vocação, está levando ao sacrifício não apenas eles, mas também suas famílias. Esposas em silêncio, compreensivas ao chamado ministerial de seus esposos, quando podem compartilhar e abrir seus corações, revelam suas dores, frustrações, uma solidão velada, depressão disfarçada em sorrisos forçados na porta da igreja. Filhos sem pais não é característica apenas de uma sociedade perversa, sem Deus; esta realidade invade também os lares cristãos, inclusive dos pastores e líderes. Estudos já demonstraram que há um grande numero de filhos de pastores que, ao alcançarem a idade da independência, abandonaram a igreja. Podemos encontrar uma série de justificativas para esta realidade, mas não há como esconder o desequilíbrio entre o excesso pastoral e a ausência paternal como uma das causas. Filhos precisam de pai, mais do que de pastor!
Se não pode ser diferente, eu abdico do ministério pastoral. Mas estou certo de que não foi bem assim que Deus nos ensinou. Ele jamais destruiria aquilo que ele mesmo construiu e considerou muito bom. Se família é dádiva de Deus e o ministério pastoral é vocação e chamado do mesmo Deus, um não pode excluir o outro, e nem mesmo temos o direito de estabelecer uma hierarquia de valores entre família e ministério. Nesta escala, na maioria das vezes, a família sai perdendo.
É possível conciliar o trabalho pastoral com o bem estar da família do pastor? Esta pergunta deve ser respondida com ações, mais do que com palavras, pelo bem dos nossos filhos e de nossas esposas, que precisam de maridos em casa, mais do que de pastores.
Estas ações não diminuem o trabalho pastoral, mas o qualifica; não o incrimina diante de Deus, mas o credencia ainda mais para o exercício da liderança sobre a igreja de Cristo; não o diminui diante da comunidade cristã, mas gera respeito e credibilidade maior pela vida familiar exemplar.
Reconheço que temos um alto preço a pagar para realizar um ministério pastoral efetivo e liderar a igreja de Cristo com excelência. Porém, não deve estar incluso neste preço a destruição ou desintegração das famílias. Se assim acontecer, falhamos!
Pense a respeito e peça a orientação de Deus para o exercício de um ministério eficaz em todas as direções. E, se preciso for, mude!! Pelo bem estar do ministério e da família, presente precioso de Deus.


Edison Zemuner: Missionário da SEPAL - Pós-Graduado em Teologia e Comunicação Empresarial; Licenciado em Pedagogia; Bacharel em Teologia; Graduado Internacional e Docente pelo Instituto Haggai.
Contatos: edison@sepal.org.br – ezemuner@gmail.com



terça-feira, 15 de março de 2011


                           Quem são os nossos inimigos?


Prática do demonismo. Éfeso era o centro de todos os tipos de demonismo. Efetivamente, a cidade era conhecida em todo o mundo por suas muitas formas de magia. Os demônios, pois, estavam especialmente ativos em Éfeso, e, sem dúvida, para contrabalançar a influência da magia e da feitiçaria, e para ajudar os efésios de coração reto a se livrarem de tais práticas demoníacas, Paulo realizou milagres por meio do Espírito de Deus; estes até mesmo incluíam a expulsão de espíritos iníquos.  At 19:11, 12.
Mostrando quão saturada de magia Éfeso estava e quão apropriado era o conselho de Paulo a respeito de lutar contra espíritos iníquos, existem os seguintes pontos:
As “letras efésias” eram famosas em todo o mundo. “Parecem ter consistido em determinadas combinações de letras ou de palavras, que, ao serem pronunciadas com certa entonação de voz, eram, segundo se cria, eficazes em expelir doenças, ou maus espíritos; ou que, ao serem escritas em pergaminho e usadas, supunha-se funcionarem quais amuletos, ou fetiches, para proteção contra os maus espíritos ou contra o perigo. Assim, Plutarco (Simpósio 7) diz: ‘Os mágicos compelem os possuídos por um demônio a recitar e a pronunciar eles mesmos as letras efésias, numa certa ordem.’”  Notes, Explanatory and Practical, on the Acts of the Apostles (Notas, Explicativas e Práticas, Sobre os Atos dos Apóstolos), de A. Barnes, 1858, p. 264.
Inscrições descobertas nas ruínas de Éfeso indicam a densa escuridão mental na qual os efésios viviam e por que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos daquela cidade ‘que não mais andassem assim como também as nações andam na improficuidade das suas mentes, ao passo que estão mentalmente em escuridão’. (Ef 4:17, 18) As inscrições em muros e edifícios revelam que a população governava sua vida por meio de superstições, adivinhação e busca de presságios.
Por causa da pregação de Paulo, das obras milagrosas que realizou e do malogro dos exorcistas judeus, um bom número de efésios se tornaram cristãos. Sem dúvida, muitas dessas pessoas se haviam empenhado antes em alguma forma de prática de magia, pois o relato bíblico diz: “Um número considerável dos que haviam praticado artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram diante de todos. E calcularam os preços deles e acharam que valiam cinqüenta mil moedas de prata [se denários: US$37.200].” (At 19:19) Em vista de tal prevalência da magia em Éfeso e da prática de muitas formas de demonismo, foi muito apropriado que Paulo desse aos cristãos efésios excelente conselho sobre combater as forças espirituais iníquas por se revestirem da “armadura completa de Deus”. Sem dúvida, alguns daqueles que se livraram da prática de magia seriam molestados pelos demônios, e o conselho de Paulo os ajudaria a resistir aos espíritos iníquos. Deve-se notar que a destruição de tais livros relacionados com o demonismo foi uma das primeiras coisas que aqueles cristãos primitivos fizeram, estabelecendo um padrão para os que atualmente desejam livrar-se da influência ou da molestação demoníaca.  Ef 6:11, 12.


Filho do fogo (Daniel mastral)
Como foi sua conversão ao cristianismo?
Daniel Mastral:
Sempre que atacávamos uma igreja ela "esfriava", ficava inoperante. Existe toda uma estratégia para infiltrar e destruir Igrejas. Os encantamentos feitos contra os líderes sempre funcionavam. Vi muitos largando seus ministérios, outros ficando completamente doentes, outros ficando completamente loucos, outros até morrendo. Mas, um dia... um homem não caiu! Os encantamentos mais poderosos não derrubaram aquele pastor. Comecei a entrar em parafuso à medida que aumentava a ofensiva demoníaca contra ele. Parecia haver "algo" muito forte, muito grande, muito tremendo protegendo-o. Fui ver de perto. Foi uma coisa espantosa. Cai no chão... perdi a consciência. Aquele homem apenas pronunciava o nome de Jesus e eu sentia meu corpo queimar, eu parecia quase morrer de pavor de compaixão dele. Coisas até então absolutamente incompreensíveis para mim. O que haveria naquele nome... Jesus??? A verdade é que aquele homem conhecia a Deus não apenas de ouvir falar! Diferentemente dos demais, cujo cristianismo era falho, fraco, intelectual, de fachada, aquele pastor tinha comunhão com o Criador! Que diferença faz a santidade de uma pessoa!...E naquele dia minha vida mudou, conheci um Deus de força, de Poder e Glória que mudou minha existência por completo.



Efésios 6:10-13
Temos visto algumas superproduções cinematográficas de Hollywood tratando de Batalhas Espirituais aqui na Terra(HARRY PODER, ADVOGADO DO DIABO, A COLHEITA, O EXORCISTA,O EXORCISMO DE EMILY ROSE, AS CRONICAS DE NARNIA, O CREPUSCULO) falando da chegada do anti-Cristo, de demônios, possessões as mais estranhas. Observamos também inúmeros textos bíblicos que nos advertem sobre essa batalha espiritual, alertando-nos de que Satanás, nosso adversário, anda ao nosso derredor, vemos em Apocalipse a batalha do Armagedom, vemos no Livro de Zacarias, Daniel e tantos outros falando de guerras e ataques de demônios. Vemos também igrejas, denominações, enfrentando Poderes Malignos, vemos o crescimento dos cultos a demônios, idolatria com procissões carregando imagens (Paulo diz que isso é adoração a demônios:I Cor 10:19-20).
Vemos a bruxaria, o movimento Wicca crescendo assustadoramente, principalmente entre os jovens. Vemos despontar um bruxo brasileiro que é o autor mais lido no mundo, com livros traduzidos para vários iniomas e agora novelas tratando desse tema.
Na política, também vemos a influência e envolvimento de políticos com seus gurus e pais-de-santo... Como se todas essa evidências não bastassem para nos convencer de que estamos vivendo numa Guerra, vemos a situação da nossa Igreja com ataques malignos por todos os lados: Processo na Justiça para roubar o nosso Patrimônio, Divisoes e mais divisões com direito a Convites de Satanás , pessoas que saíram da Igreja e simplesmente se tornam Inimigas da nossa Igreja.  Ora, será que somos tão neófitos  para não vermos e entendermos que estamos travando uma grande Batalha Espiritual e se não combatermos esse mau vamos ser enredados por ele!



I - A BATALHA ESPIRITUAL NÃO É UMA OPÇÃO PARA O CRISTÃO, MAS UMA REALIDADE QUE ATINGE A TODOS OS QUE RECEBERAM A JESUS COMO SEU SENHOR E SALVADOR

Não existe essa do crente dizer que não tem dom para a batalha espiritual ou que não gosta desse tema. Você pode até não gostar e achar que não tem dom (na verdade, todos os cristãos tem autoridade para expulsar demônios), mas você já está nessa Guerra e terá que lutar para vencer.
Ainda que você diga para Satanás que você é de paz, ele não quer saber, pois você é uma ameaça para ele e ele sabe do Poder que habita em você, apesar de você não estar usando, mas no dia em que você despertar e usar esse poder, Satanás estará derrotado... I Pedro 5:8 "Vigiai, o vosso adversário, o Diabo..."! LUCAS 9:1 "Reunindo os 12, deu-lhes Poder e Autoridade sobre TODOS os demônios..."!
 Você crê em Jesus? - MC 16:17 "E estes sinais acompanharão aos que crerem: Em meu nome Expulsarao demônios..."!

II - A BATALHA ESPIRITUAL É UMA BATALHA TRAVADA NO MUNDO ESPIRITUAL COM CONSEQUÊNCIAS NO MUNDO FÍSICO

Daniel 10:1-3 e 11-14. A) O que Daniel estava fazendo? - Ele estava Orando e Jejuando, buscando revelação de Deus para entender uma Palavra que recebera!
B) Quanto tempo Daniel propôs em seu coração Orar e Jejuar pelo seu Problema? - 3 Semanas!
 C) Que revelação foi dada a Daniel que o perturbou tanto? - A Revelaçao de uma Guerra (Grande Conflito)!
 D) Que atitude teve Daniel perante aquela revelação de Batalha? - Ele Orou, Jejuou e se Humilhou diante de Deus, buscando de todo o seu coração Compreender aquela Guerra!
E) Que Liçoes Práticas podemos tirar para as nossas vidas? 1- Muitas das nossas Oraçoes podem ter ficado Presas no Mundo Espiritual e nem chegarão aos céus; 2- Muitas das nossas Oraçoes foram Liberadas, mas não chegaram até nós porque tem demônios segurando...; 3- Existe um Forte Ministério desenvolvido pelos Anjos e Arcanjos que são ativados pelas nossas Oraçoes e Jejuns!

III- A BATALHA ESPIRITUAL É TRAVADA PRINCIPALMENTE NA MENTE E NO CORPO DOS CRISTAOS

II COR 4:3-4 "... o deus deste século cegou o Entendimento..."! - Quem é "o deus deste século"? - Joao 14:30! - Paulo diz que os cristãos foram arrancados das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus e que antes andavam "segundo o curso deste mundo, segundo o Príncipe das Potestades do Ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos Pensamentos..." (EF 2:1-3)!
Satanás ataca a MENTE E a CARNE, para depois dominar o espírito das pessoas e levá-las ao inferno por toda a eternidade! Batalha Espiritual Exige Inteligência, Sabedoria. Ela não tem nada a ver com tantas maluquices, invencionices, rituais, amuletos de proteção e tantas outras coisas que se inventam por aí. Satanás, esse anjo criado por Deus, foi dotado de sabedoria e de poder. Ele consegue enganar até os escolhidos, faz-se passar até por anjo de luz...! A sua grande arma é o engano, a falsidade, a aparência... A Bíblia chama de Maquinaçoes (II COR 2:11)!
Precisamos estar alertas para perceber as Sutilezas, Enganos e Maquinaçoes de Satanás na Igreja, na Família, em nossa Sociedade: Vejam as Novelas, os Programas de TV que tentam formar a opiniao pública implantando determinados Valores que são provenientes do Inferno: Adultério, Homossexualismo, Prostituiçao...; Ataques aos Evangélicos, as Igrejas Evangélicas (derrubada de Templos); Vejamos a Marcha para Jesus e em seguida a Parada Gay... O que está por trás disso??

Vejamos nas Igrejas, irmão X irmao, Igreja X Igreja, Pastor X Pastor!

Na Equipe de 12 de Jesus, Pedro saiu com uma idéia muito boa, demonstrando amor, preocupação e carinho para com o seu Líder, pois diante de uma revelação de Jesus de que seria levado à cruz, ele diz: Não! De jeito nenhum...! Jesus surpreende a todos, dizendo: Para trás de mim, Satanás... Porque Não estás Pensando...(MAT 16:23)!
Satanás entra em Ananias e Safira e os impede de Ofertar, levando-os a Mentir para Deus... e depois a Morte (Atos 5:3)!
Quem é que depois de jogar irmão contra irmão, cuida de "amarrar, prender a alma" com ressentimentos, ira, ódio, rancor, morte, indiferença para com o Outro e ainda Impede de Liberar Perdao? - II COR 2:10 "E a quem perdoardes alguma coisa, também eu... para que Satanás não leve Vantagem sobre nós")!
 Quem é que joga os cônjuges um contra o outro, pessoas que se amam, e de repente se vêem ferindo a pessoa amada com palavras duras, ações violentas, ódio, ira descontrolada...? - I PEDRO 3:7 "Igualmente vós maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra á mulher, para que não sejam impedidas as vossas orações"!!! Satanás vencendo a nossa Mente, dominando a nossa Mente, ele então se manifesta no Corpo e começa a fazer atrocidades as mais absurdas!
Ele sabe muito bem que o nosso Corpo é Templo do Espírito Santo e faz isso para afrontar a Deus. E ao Dominar a Mente, ele passa a conduzir as pessoas ao Pecado. Ele consegue argumentar na mente humana, como num diálogo, onde ele diz: isso não é pecado, bobagem, tudo mundo faz isso, você quer ser melhor do que os outros; você é de carne e osso, precisa também de lazer, diversão, prazer e não pode viver um tempo todo na Igreja; Esse negócio de discipulado e npv  não dá pra você, você é muito ocupado...! Desista, abandone, dê um tempo...!!!

CONCLUSAO: Vamos entrar, como Igreja, numa oração de Guerra e Batalha Espiritual. Mas antes, coloque-se diante do Senhor e Peça Perdao pelos seus Pecados... Agora, comece a refletir onde Satanás tem colocado as suas garras, onde ele tem levado vantagem na sua vida, na sua família, nos seus relacionamentos e Vá Quebrando isso em nome de Jesus...!!!