QUANDO LEMBRAR É NECESSARIO PARA ESQUECER
Gênesis 42-50
O passado são lembranças que alguns gostam de ter e outros de exterminar, o passado mau resolvido pode afetar a saúde, segundo a organização mundial de saúde daqui a vinte anos vamos ter dois bilhões de pessoas com problemas de depressão no mundo, as causas serão as mais diversas possíveis, entre elas vão estar situações não resolvidas do passado que influenciam meu presente e determinam o meu futuro.
Na bíblia encontramos dois personagens que são de suma importância para nós, um deles se chama Adão e o outro é Cristo, em Romanos lemos sobre os malefícios que Adão fez a Humanidade e os benefícios que Cristo trouxe a nós.
Um não teve passado o outro teve.
I – O passado é necessário para sabermos quem somos e para onde vamos
Adão já nasceu homem feito, não teve infância, não brincou, não caiu nem machucou os joelhos, não teve seus pais para ensinar na adolescência qual melhor caminho a seguir.
E na primeira tentação ele cai, ele não teve passado ele nunca passou por dificuldades, e quando não temos passado construído ou resolvido caímos na primeira dificuldade.
Ao contrario de Jesus, ele nasceu de uma mulher, ele tinha uma família, ele brincava como qualquer criança da sua idade, com certeza ele caiu quando pequeno nos seus primeiros passos, se machucou, teve papai e mamãe para cuidar dele, quando foi trabalhar com José ele aprendeu o oficio do pai, aprendeu a usar as ferramentas certas, quando chegou na adolescência ele ia a casa do senhor, porque seus pais levavam ele, na fase adulta ele em sua primeira tentação não caiu, por que? Ele tinha um passado resolvido,
II- O passado mau resolvido um dia nos encontrará, e o diabo tentará usar contra você
Hoje temos adões e Adões, pessoas que não conseguiram resolver seu passado e nem querem saber dele, mas um dia vamos ter que nos encontrar com ele nas esquinas da vida, o meu presente se encontrando com meu passado, para trilhar um caminho diferente no futuro.
O diabo vem para roubar a nossa paz, em todo momento ele irá jogar em nossa cara situações do passado, uma lembrança de maus tratos pelo pai e mãe, palavras que foram mau ditas por alguém que nós amamos, situações de traições entre amigos, cônjuges e filhos, e nós não conseguimos ter alegria nem viver a vida abundante, deixamos que estas mazelas entre e encontre guarida em nossas vidas, e ficamos sendo hospedeiro dessa podridão por anos.
III- O passado Mau resolvido gera infelicidade e, a graça de Deus nos liberta desse passado, o perdão é o melhor remédio para curar um passado mau resolvido.
“Metade dos meus pacientes poderiam ir para casa em uma semana se soubessem que estão perdoados” esta frase me impactou muito, a graça é um presente que muitos não sabem usufruir, é como ganhar uma Ferrari e não ter habilitação para dirigir, que frustração!
Vamos recordar as principais injustiças praticadas contra José para entender melhor o seu encontro com seu passado.
Em primeiro lugar, por pouco não foi morto pelos irmãos. No fim, resolveram lançá-lo numa cova e, depois, vendê-lo como escravo (Gn 37.18-24). É verdade que José tivera atitudes prepotentes, por saber que era o filho preferido do pai e por ter recebido sonhos indicando que estaria acima dos irmãos. Mas nada justificava a atitude destes em querer matá-lo ou vendê-lo como escravo para os ismaelitas.
Em segundo lugar, ele foi injustiçado pela esposa de Potifar, que o comprara dos ismaelitas. Ao invés de ser premiado por sua fidelidade em resistir à sedução daquela mulher, ele foi lançado na prisão.
Em terceiro lugar, ele foi esquecido pelo copeiro de Faraó. José havia interpretado corretamente o sonho desse homem, que se cumpriu quando foi restaurado à sua função no palácio. Antes da sua libertação, José pediu-lhe que intercedesse em seu favor diante de Faraó.
José tinha muitas razões para se amargurar, até contra Deus, que permitiu que tudo isso acontecesse na sua vida. Dá até para discernir uma nota de auto-piedade na sua afirmação ao copeiro na prisão: "E, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra" (Gn 40.15).
Deus faz você esquecer as aflições: Deus fez José esquecer o seu passado, dando dois filhos homens para criar. Ele colocou o nome de Manasses, que significa: Esquecer (Gn 41.51,52) José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer-se de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição. Não só do trabalho ele precisa se esquecer, mas também da inveja dos seus irmãos, de como foi vendido como escravo ao Egito, de como foi parar no cárcere.
Só graça nos coloca no caminho de volta ao futuro.