terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


QUANDO LEMBRAR É NECESSARIO PARA ESQUECER


Gênesis 42-50
O passado são lembranças  que alguns gostam de ter e outros de exterminar, o passado mau resolvido  pode afetar a saúde, segundo  a organização mundial de saúde daqui a vinte anos vamos ter dois bilhões de pessoas com problemas de depressão no mundo, as causas serão as mais diversas possíveis, entre elas vão estar situações não resolvidas do passado que influenciam meu presente e determinam o meu futuro.
Na bíblia encontramos dois personagens que são de suma importância para nós, um deles se chama Adão e o outro é Cristo, em Romanos lemos sobre os malefícios que Adão fez a Humanidade e os benefícios  que Cristo trouxe a nós.
Um não teve passado o outro teve.

I – O passado é necessário para sabermos  quem somos e para onde vamos
Adão já nasceu homem feito, não teve infância, não brincou, não caiu nem  machucou os joelhos, não teve seus pais para ensinar na adolescência qual melhor caminho a seguir.
E  na primeira tentação ele cai, ele não teve passado ele nunca passou por dificuldades, e quando não temos passado construído ou resolvido caímos na primeira dificuldade.
Ao contrario de Jesus, ele nasceu de uma mulher, ele tinha uma família, ele brincava como qualquer criança da sua idade, com certeza ele caiu quando pequeno nos seus primeiros passos, se machucou, teve papai e mamãe para cuidar dele, quando foi trabalhar com José ele aprendeu o oficio do pai, aprendeu a usar as ferramentas certas, quando chegou na adolescência ele ia a casa do senhor, porque seus pais levavam ele, na fase adulta ele em sua primeira tentação não caiu, por que? Ele tinha um passado resolvido,
II- O passado mau resolvido um dia nos encontrará, e o diabo tentará usar contra você
Hoje temos adões e Adões, pessoas que não conseguiram resolver seu passado e nem querem saber dele, mas um dia vamos ter que nos encontrar com ele nas esquinas da vida, o meu presente se encontrando com meu passado, para trilhar um caminho diferente no futuro.
O diabo vem para roubar a nossa paz, em todo momento ele irá jogar em nossa cara situações do passado, uma lembrança de maus tratos pelo pai e mãe, palavras que foram mau ditas por alguém que nós amamos, situações de traições entre amigos, cônjuges e filhos, e nós não conseguimos ter alegria nem viver a vida abundante, deixamos que estas mazelas entre e encontre guarida em nossas vidas, e ficamos sendo hospedeiro dessa podridão por anos.

III- O passado Mau resolvido gera infelicidade e, a  graça de Deus nos liberta desse passado, o perdão é o melhor remédio para curar um passado mau resolvido.
“Metade dos meus pacientes poderiam ir para casa em uma semana se soubessem que estão perdoados” esta frase me impactou muito, a graça é um presente que muitos não sabem usufruir, é como ganhar uma Ferrari e não ter habilitação para dirigir, que frustração!
Vamos recordar as principais injustiças praticadas contra José  para entender melhor o seu encontro com  seu  passado.


Em primeiro lugar, por pouco não foi morto pelos irmãos. No fim, resolveram lançá-lo numa cova e, depois, vendê-lo como escravo (Gn 37.18-24). É verdade que José tivera atitudes prepotentes, por saber que era o filho preferido do pai e por ter recebido sonhos indicando que estaria acima dos irmãos. Mas nada justificava a atitude destes em querer matá-lo ou vendê-lo como escravo para os ismaelitas.

Em segundo lugar, ele foi injustiçado pela esposa de Potifar, que o comprara dos ismaelitas. Ao invés de ser premiado por sua fidelidade em resistir à sedução daquela mulher, ele foi lançado na prisão.

Em terceiro lugar, ele foi esquecido pelo copeiro de Faraó. José havia interpretado corretamente o sonho desse homem, que se cumpriu quando foi restaurado à sua função no palácio. Antes da sua libertação, José pediu-lhe que intercedesse em seu favor diante de Faraó.

José tinha muitas razões para se amargurar, até contra Deus, que permitiu que tudo isso acontecesse na sua vida. Dá até para discernir uma nota de auto-piedade na sua afirmação ao copeiro na prisão: "E, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra" (Gn 40.15).

Deus faz você esquecer as aflições: Deus fez José esquecer o seu passado, dando dois filhos homens para criar. Ele colocou o nome de Manasses, que significa: Esquecer (Gn 41.51,52) José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer-se de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição. Não só do trabalho ele precisa se esquecer, mas também da inveja dos seus irmãos, de como foi vendido como escravo ao Egito, de como foi parar no cárcere.





Só graça nos coloca no caminho de volta ao futuro.





segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011


Igreja, um lugar de cura


A igreja de Deus é a coluna e baluarte da verdade. Ela é filha da verdade, anda na verdade, é santificada na verdade e embaixadora da verdade.
 A igreja, porém, tempera a verdade com o amor. Ela fala a verdade em amor. Verdade sem amor fere; amor sem verdade engana. Para ser uma comunidade que cura, a igreja precisa falar a verdade e ao mesmo tempo amar as pessoas.
Nas palavras de Jesus, a igreja “não esmaga a cana quebrada nem apaga a torcida que fumega”. O apóstolo Paulo exorta as igrejas da Galácia: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o, com espírito de brandura, e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gl 6.1). Para que a igreja seja uma comunidade cura, alguns princípios devem ser observados à luz do texto:
1. Uma igreja que cura não faz provisão para o pecado.
Aqueles que vivem na prática do pecado não pertencem à igreja de Deus, pois quem vive pecando não conhece a Deus. O pecado na vida do crente é um acidente e não uma prática. O crente não pode pecar deliberadamente, intencionalmente. Não podemos fazer provisão para o pecado e ao mesmo tempo pertencermos à igreja do Deus vivo. Deus nos salvou do pecado e não no pecado; fomos chamados à santidade e à sermos irrepreensíveis.
2. Uma igreja que cura é conduzida pelo Espírito Santo.
Quando Paulo fala: “vós, que sois espirituais” não está referindo-se a uma elite dentro da igreja. Os crentes em Cristo são aqueles que receberam o Espírito (Gl 3.2), nasceram do Espírito (Gl 4.29), andam no Espírito (Gl 5.16), produzem o fruto do Espírito (Gl 5.22,23), e vivem no Espírito (Gl 5.25). A igreja de Deus é uma comunidade cura, porque os crentes, sendo espirituais, são agentes da cura e não instrumentos da morte.
3. Uma igreja que cura trata com sensibilidade os que tropeçam.
O apóstolo ordena: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura”. A palavra usada pelo apóstolo procede da medicina. Foi usada no grego clássico para reparar um osso quebrado. Precisamos lidar com tato e sensibilidade com as pessoas que caem. Devemos ser intransigentes com o pecado, mas cheios de ternura com aqueles irmãos que são surpreendidos por ele. Não podemos esmagar aqueles que já estão quebrados nem ferir ainda mais aqueles que já estão machucados pela queda. A correção ao faltoso precisa ser com espírito de brandura e não com truculência. A disciplina visa a restauração do caído e não sua destruição.
4. Uma igreja que cura mantém-se vigilante para não cair em pecado.
Paulo diz que devemos nos guardar para não sermos também tentados a cair nos mesmos pecados que reprovamos nos outros. Hipocrisia e soberba são armadilhas perigosas que aprisionam e adoecem a igreja. Seria hipocrisia condenar na vida do irmão o pecado que acariciamos no coração.
 Somos tendentes a projetar nossos próprios erros em alguém e condenar nesse alguém o que não temos coragem de enfrentar em nós mesmos. Vemos com mais facilidade um cisco no olho do irmão do que uma trave em nosso próprio olho. Coamos mosquitos e engolimos camelos. Uma igreja que cura não coloca fardos nas costas das pessoas, mas leva as cargas uns dos outros.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

KIT GAY do MEC: Evangélicos Atuam Fortemente para Barrar Distribuição. Veja o Vídeo!


Integra o pacote, que será distribuido pelo MEC, vídeo intitulado Encontrando Bianca, sobre um adolescente homossexual, que você confere no final da matéria.

O Kit contra a homofobia em gestação no Ministério da Educação está mobilizando lideranças evangélicas que, passados dez dias da posse de Dilma Rousseff, agem nos bastidores para barrar o envio do material às escolas.

O grupo evangélico que encabeça a reação afirma que desempenhou papel decisivo na eleição de Dilma.

Na reta final da disputa presidencial, eles pressionaram a petista a assumir compromisso de que não formularia políticas públicas sobre temas como casamento gay e aborto.

O Ministério afirma que o kit tem caráter didático e o objetivo de assegurar os direitos humanos de todas as pessoas no ambiente escolar. Além disso, diz que combater a homofobia é atribuição da pasta.



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CANÇÃO LINDA

Quando...



Quando o sonho se desfaz,
Deus reconstrói.
Quando se acabam as forças,
Deus renova.
Quando é inevitável conter as lágrimas,
Deus dá alegria.
Quando não há mais amor,
Deus faz nascer.
Quando a maldição é certa,
Deus transforma em benção.
Quando parece ser o final,
Deus dá novo começo.
Quando a aflição quer persistir,
Deus nos envolve em paz.
Quando a doença assola,
Deus é quem cura.
Quando o impossível se levanta,
Deus o torna possível.
Quando faltam as palavras,
Deus sabe o que queremos dizer.
Quando tudo parece se fechar,
Deus abre uma porta.
Quando você diz: não vou conseguir,
Deus diz: Não temas, pois estou contigo.
Quando o coração é machucado por alguém,
Deus é quem derrama o bálsamo curador.
Quando não há possibilidade,
Deus faz milagre.
Quando só há morte,
Deus nos faz persistir.
Quando a noite parece não ter fim,
Deus faz nascer o amanhecer.
Quando caímos num profundo abismo,
Deus estende sua mão e nos tira de lá.
Quando tudo é dor,
Deus a dá o refrigério.
Quando o calor da provação é grande,
Deus dá a sombra de sua presença.
Quando o inverno parece infinito,
Deus traz o verão.
Quando não existe mais fé,
Deus diz: Acredita!
Quando estamos a um passo do inferno,
Deus dá a direção do céu.
Quando não temos nada,
Deus nos dá tudo.
Quando alguém diz não somos nada,
Deus nos diz que somos mais do que vencedores.
Quando se torna difícil caminhar,
Deus nos carrega no colo.

Tenha uma semana abençoada!!