segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O VERDADEIRO EVANGELHO TRANSFORMA  O NOSSO CARÁTER


Gênesis 32. 27,28

O nosso Deus tem prazer em transformar vidas, mudar comportamentos, restaurar o homem... Cada personagem bíblico que foi trabalhado por Deus foi transformado. Alguns precisavam até mudar de nome: Abrão p/Abraão; Sarai p/Sara; Saulo p/Paulo; Talvez a maior mudança no caráter tenha acontecido com um homem que era enrolão,mentiroso, enganador... Jacó para Israel! Tudo isso fala de Transformação de Caráter, transformação do interior, da alma. Não adianta nada a pessoa mudar exteriormente sem ter mudado interiormente! Muitos acham até que ninguém muda o caráter... Pois nós conhecemos um Deus que Muda...!

I- Através de Hábitos salutares

1.1 – Isso não acontece da noite para o dia, salvo exceções: Esse processo é uma
Santificação que conquistamos dia após dia

1.2 – Isso não acontece sem “Dor”: Mudar o caráter vai trazer “falsas dores” na carne, assim como na “crise de abstinência” no tratamento de dependentes químicos...;
1.3 – Isso não acontece sem Esforço: É preciso lutar para Mudar o Caráter, mudar
Maus hábitos, livrar-se de influência pecaminosas

1.4 – Isso acontece adotando-se Bons Hábitos: “Os hábitos de um homem tornam-se seu caráter”; Você é o que faz; Vejamos alguns hábitos a serem adotados: Oração, Adoração, Leitura Bíblica.
Ilustração: Paulo ensina bons hábitos p/os crentes: EF 4:25 a 5:1-4;
1.5 – Isso Acontece Adotando-se “BONS AMIGOS”: I COR 15:33.


II- Através de um discipulado eficaz


Ninguém consegue mudar seu caráter sozinho!Você vai precisar de ajuda! Você vai precisar confiar em alguém! E esse alguém é o seu Discipulador!
2.1 – Confissão: Tiago 5:16 / I Tes 5:11. Jesus nos mandou fazer Discípulos e no Discipulado Ninguém Anda Sozinho! Essa não é uma caminhada solitária... Jesus nos deixou o Seu Espírito... E também nos deixou nossos Discipuladores...! Precisamos
Uns dos Outros!

 2.2 – Modelo Exemplar: I Cor 11:1 – Esse é o nosso Padrão...! E como Discipuladores, precisamos ter um Caráter de Excelência, pois seremos Modelo para formar outros... Não queremos reproduzir nos outros os nossos erros, defeitos e falhas
De caráter!


2.3 – Submissão e Humildade: Sem a Humildade de se deixar tratar, sem estarmos Submissos a alguém que exerça autoridade sobre nós, jamais avançaremos no Discipulado, no Moldar o Caráter. Precisamos delegar a alguém a Autoridade sobre nós!

2.4 – Prestação de Contas: Tudo o que fizermos, devemos prestar contas a alguém! Não somos “soldados sem quartel, sem general”, Não fomos largados no mundo sem termos uma Autoridade sobre nós, sem termos responsabilidades ou sem alguém a quem devemos dar satisfação. Deus instituiu Suas Autoridades Representativas para
Cuidar de nós Rm 13.1-6

2.5 – Novas Ações: Mudamos o nosso Caráter quando Mudamos as nossas Atitudes! O Evangelho traz Mudança de vida, mente, comportamento, caráter... Conversão é
Mudar de rumo!

2.6 – Confrontação: I COR 4:14 “Não vos escrevo essas coisas p/vos envergonhar, pelo contrário, para vos admoestar como a filhos...”! Ás vezes o Discipulador fica com
Vergonha de admoestar confrontar!



III- através da ação poderosa de Deus



Deus nos criou a Sua Imagem e Semelhança, mas com o Pecado, essa Imagem foi “desfigurada, deturpada, desviada”. Só Deus é quem pode restaurar essa Imagem d'Ele em cada um de nós, pois Ele sabe como nos fez, Ele nos conhece, Ele nos projetou...

Deus mostrou esse trabalho de transformação de Caráter a Jeremias levando-o a um Oleiro : Jer 18: 1-6,11


Quando existe algum mau hábito que tem deformado o nosso caráter, devemos entregá-lo ao Senhor e confessar para Ele e dizer: Sr.! Não Consigo... Aí Ele vem com
a sua misericórdia e seu amor e faz um Milagre!



CONCLUSÃO: Deus Mudou o Caráter de Vários Líderes, sem Nunca Desistir deles, mas “Os Disciplinou”: Moisés, Jacó, Davi, Pedro, Eu, Você, Nós e os Nossos Futuros Discípulos...!!!
Hoje, até no Mundo Secular as Empresas tem Valorizado as Pessoas de Bom Caráter
e estão descartando as de mau caráter!
Descobri numa Leitura de um Livro sobre Liderança que o que mais Derruba Líderes no Mundo Não é Falta de Preparo ou Conhecimento, mas Falta de Caráter!
Essa Mudança começa com uma Decisão, aí vem uma Ação, da Ação vem uma Prática, da Prática vem o Costume e do Costume vem o Caráter...!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

proativos e reativos quem vc é?

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! Mateus 6:22-23

Existem pessoas focadas em problemas e pessoas focadas em soluções. Pessoas que enxergam possibilidades e pessoas que vêem as difculdades. Essas pessoas podem ser classifcadas em reativas e proativas.
Os reativos dizem:
- O azar nunca anda sozinho.
- Desgraça pouca é bobagem.
- O riso e o choro são vizinhos.
- Não há rosa sem espinho.
- O que é bom dura pouco.
- A vaca que dá leite, também dá coice.
- A abelha que tem mel na boca tem ferrão na cauda.
- Os sorrisos formam as rugas por onde as lagrimas vão descer.
- O azar não tira férias.

Mas, para os proativos:
- Quando a cama quebra, temos o chão para dormir.
- A noite mais longa acaba terminando.
- Se não existe felicidade aqui, vamos ter que ser felizes sem ela.
-A casa pegou fogo? Vamos nos aquecer.
- Lágrimas? Chorar lava o rosto – tira as toxinas do corpo.
- Hoje? É o amanhã que você tanto temia ontem.
- A abelha extrai o mel das fores mais amargas.
- Nada como um dia atrás do outro.
- Medo da morte? Para ir para o céu tenho que morrer.
- Os cabelos estão caindo? Economia com xampu.
- A vida continua e amanhã é outro dia.
- Não posso decidir como morrer, mas posso decidir como viver.
- Está sempre escuro antes de amanhecer.
- Impossível é a diferença entre onde você está e onde pode chegar.

Henry Ford certa vez afrmou: “estou procurando muitos homens que tenham uma capacidade infnita de não saber o que não pode ser feito”.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010


 
 
 
 
 
 

“Como tratas o teu pastor?”

Muitos de nós somos prontos em reconhecer as faltas e defeitos daqueles que servem ao Senhor. O alvo favorito é o homem ou a mulher que está atrás do púlpito – o pastor ou a pastora.

Porém, bem poucos reconhecem as responsabilidades que tem, como membros da igreja, de sustentar com as suas orações, o seu apreço e a sua cooperação os seus pastores de modo a ajudá-los a serem homens que Deus quer que sejam. Eis aqui alguns pensamentos para que tu possas, honesta e especificamente, examinar a tua própria atitude para com Deus na posição de líder na tua igreja.

1) Tu sempre dizes ao teu pastor o quanto aprecias o seu trabalho? Agradece a sua fidelidade para com o Senhor e a igreja?

2) Ficarias contente em viver com o salário que ele tem? Poderias suprir as necessidades de sua família com o orçamento do teu pastor e as despesas que ele tem de encarar?

3) Esperas que ele seja um super-homem? Tens-te compenetrado da sua fadiga e das suas limitações físicas e emocionais? Exiges dele aquela dedicação que não exiges de ti próprio?

4) Oras regularmente pelo teu pastor? Pedes ao Senhor para o proteger do pecado e do desanimo? Pedes ao Senhor para lhe dar poder para pregar e ganhar almas? Oras para que ele tenha paciência para liderar os membros da igreja?

5) Procuras maneiras de servir de bênção e conforto para sua família? Procuras compreender as pressões que ele sofre de todos os lados? Permites que ele tenha um pouco de tempo para estar com a família, um pouco de tempo livre do fardo do ministério?

6) Serves ao Senhor fielmente no trabalho da igreja sem ser preciso receber menções ou elogios? Fazes o trabalho que Deus tem dado para fazer quer o pastor repare em ti ou não?

7) Permites no teu pastor pequenas coisas sem fazeres tumultos cada vez que uma crise se levanta na igreja?

8) Criticas o teu pastor na presença dos teus filhos, ou na presença de outros membros da igreja ou até de descrentes? Costumas apontar qualquer erro de gramática quando ele prega?

9) Como reages quando ouve criticas e murmurações acerca do pastor? Encoraja-as ou procuras acabar com elas, deixando o Senhor resolver os problemas que, porventura possas existir?

10) Deixas que teus sentimentos te afetem cada vez que o pastor falha em te cumprimentar ou em visitar você ?

11) Rouba-lhes o tempo pedindo-lhe conselhos sobre assuntos que tu próprio podes resolver, sem realmente buscares a resposta na Palavra de Deus?

12) Ouves as suas pregações com o coração aberto, pedindo a Deus para aplicar essa mensagem a tua vida e as vidas de outros na congregação?

13) Vives de maneira que o teu testemunho não seja um embaraço para ele na comunidade e um obstáculo no seu esforço para ganhar almas para Cristo?

14) Tens feito o propósito diário de deixares que a Palavra pregada possa transformar a tua vida e controlar o teu comportamento? Já pediste ao Senhor para te purificar e fazer de ti a espécie de crente que produza frutos na vida de outros?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Obras da carne

O CRENTE E AS OBRAS DA CARNE


OBRAS DA CARNE. "Carne" (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14).
As obras da carne (Gl 5.19-21) incluem:

(1) "Prostituição" (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas (adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, etc). Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos
(2) "Impureza" (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração; inclui vida devassa e atos impuros ( (3) "Lascívia" (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência
(4) "Idolatria" (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra. O que dizer dos fãs evangélicos de hoje? O padrão é o mesmo.

(5) "Feitiçarias" (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria
6) "Inimizades" (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.

(7) "Porfias" (gr. eris), i.e., brigas, oposição, contendas, disputa, luta por superioridade
(8) "Emulações"; “ciúmes” (gr. zelos), i.e., ressentimento, fúria de indignação, rivalidade, inveja amarga do sucesso dos outros
(9) "Iras" (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas
(10) "Pelejas"; “discórdias” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder; um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia
(11) "Dissensões" (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos, de divisão, na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus
(12) "Heresias"; “facções” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja
(13) "Invejas" (alguns trazem depois da inveja também homicídios
14) "Bebedices" (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. Intoxicação, embriaguez.

(15) "Glutonarias" (gr. Komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, e não terá salvação (5.21).

Que canção abençoada!

Masturbação

Dá pra ser crente e se masturbar sem nenhum problema?
Masturbação é pecado? E a Bíblia possui algum texto que fala diretamente sobre masturbação?
Como viver sem masturbação em um país que exalta a sensualidade?

Estas e outras perguntas são quase que cotidianamente enviadas para a minha caixa postal eletrônica, e confesso que na maioria das descrições me sinto penalizado pela quantidade de jovens desinformados ou que recebem uma palavra de seus líderes que não os ajuda em nada.

Mas a verdade é que pra maioria das perguntas feitas acima, a resposta é: NÃO! A masturbação em si não é o grande problema, mas sim o ambiente mental que ela necessita pra ser executada. Ninguém se masturba pensando nas cataratas do Iguaçu ou no Mickey Mouse. Ele precisa criar uma fantasia sexual, um parâmetro que traga excitação, e isso se torna prejudicial na medida em que essa prática aumenta, pois exercitamos nossa mente para pensar sexualmente e excitar nossas idéias a respeito do sexo.

Muitas especialistas procuram explicar que a masturbação é até um alívio para o jovem moderno, em relação a quantidade de material pornográfico em que ele é exposto todos os dias pela tevê, revistas e principalmente a internet. Mas precisamos compreender que a força que nos leva à masturbação reside numa palavra que a Bíblia constantemente condena: A ”Luxúria”. O que vemos por ai é uma exaltação da luxúria, o endeusamento da sexualidade sem compromisso e do corpo perfeito para projetar desejos libidinosos em todo tipo de pessoas.
Sexo é uma benção de Deus, e Deus o reservou para ser praticado dentro das paredes do matrimônio. Lá, toda excitação e desejo é permitido, mas precisamos tomar muito cuidado quando procuramos outros meios de liberar esse desejo que não seja a vida sexual dentro do casamento.

Por isso, todo aquele que se masturba, direciona sua vida sexual para a solidão, suas fantasias e idéias não fazem parte de nenhum outro universo a não ser o de sua própria cabeça. Gerando frustração e sentimento de culpa a médio-longo prazo.

Creio que este é um tema que podemos discutir um pouco mais com os nossos jovens na igreja e elucidar suas dúvidas e dilemas, além de orar por eles um pouco mais nestas áreas. A masturbação pode parecer uma prática inofensiva, e até mesmo não estar diretamente citada na Bíblia, mas saiba ela nos levará a caminhos cada vez mais sinuosos, e com certeza a força que a manifesta nos exercita na imoralidade. A luxúria não nos permite experimentar a plenitude da santidade de Deus e a ação do Espírito em nossa vida.

Neste aspecto, a masturbação pode nos levar em direção contrária a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável.
 

Como ver graça na desgraça?

   Estes dias Deus tem me dado a certeza de seu cuidado comigo e minha família, tem dias que é melhor vc não levantar da cama, eu tive dias assim,  parece que Deus tinha me esquecido, eu estava andando no vale da sombra e da morte sozinho, eu achava!
   Eu relembrei da história de José, ele viveu seus dias de desgraça, foi vendido pelos seus irmãos, caiu nas caras de uma mulher adultera, foi levado a prisão, que desgraça!
  Mas neste momento Deus agiu com graça, lhe honrando, quero dizer a vc que está como em uma prisão, vivendo sua desgraça, se vc clamar ele vai de escutar, e vai de dar e colocar vc em lugar de honra, tudo que Deus faz e bom e agradável.

Abraço

Rev  Samuel luiz